segunda-feira, 7 de abril de 2014

Esboço Sermão Expositivo – Duas Portas. Dois Caminhos. Uma Escolha
Referência Mateus 7.13-14


“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”.

INTRODUÇÃO
A paz de Cristo. No sermão da montanha, o Senhor Jesus trata de forma contundente questões eternas e isto desperta a atenção dos seus ouvintes, que, discernindo as palavras de Jesus e colocando-as em prática, se tornariam “Bem-aventurados”, que no grego clássico é “Makarios” e diz respeito à alegria que resulta da salvação (Mt 5:1-11).

Ao se aproximar da conclusão do seu sermão da montanha sobre a vida no Reino de Deus e as bem-aventuranças, Jesus apresenta aos seus ouvintes a necessidade de fazer uma escolha e então conta três metáforas — uma sobre duas portas e dois caminhos (Mt 7:13-14, porta estreita e caminho apertado que leva à vida, e porta larga e caminho espaçoso que conduz à perdição, sobre esta metáfora vamos meditar nesta noite), outra sobre duas árvores (Mt 7:15-20 – árvore boa e árvore má) e outra sobre dois alicerces (Mt 7: 24-27 – alicerce sobre a rocha e sobre a areia).
Há um quadro antigo intitulado “Dois Caminhos”, que segundo a tradição cristã era muito usado pelos crentes.
  
DESENVOLVIMENTO
Vamos meditar mais profundamente sobre as duas portas e os dois caminhos:

1 - “Entrai pela porta estreita...E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”.

a)     Entrai – É uma ordem no imperativo “Entrai”, mas no grego coiné está classificado gramaticalmente como infinitivo articular com meta cujo tempo verbal indica uma ação que deve ser tomada “depois”.

b)    ...pela porta estreita.... Jesus é a porta estreita. O “entrai” no tempo verbal “depois” no grego coiné indica claramente que Jesus já apontava para sua morte, ressurreição e também para a salvação dos seus ouvintes através do seu sacrifício vicário que haveria de ocorrer. Eles haveriam de entrar por Ele que era a porta estreita. Ele mesmo disse “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens”. (Jo 10:9) – A palavra “estreita” no original grego é “stenos” e remete a obstáculos, aperto, dificuldade. Jesus disse: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me”. (Mt 16:24) – Paulo disse: “Já estou crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gl 2:20). Muitos cristãos não se atentam para o padrão de conduta requerido por Jesus e acabam por não fazer a sua vontade. Estes até pensam que entraram pela porta estreita, mas Jesus lhes dirá no Dia do Senhor: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mt 7:23).

c)     ...e apertado o caminho... Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14:6). Ou seja, não há outra porta ou qualquer outro caminho que conduza ao Pai. É só Jesus. “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. (At 4:12)

d)    ... que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. Jesus é o caminho que nos guia, que nos leva a ter vida. Mas esta vida não é uma vida qualquer. No sentido cristão é vida eterna; a vida de bem-aventurança e glória no reino de Deus, que está à espera dos discípulos fiéis e verdadeiros de Cristo, depois da ressurreição. Estes que têm entrado pela porta estreita e vivido no caminho apertado terão uma excelente recompensa. Na Nova Jerusalém não haverá pecado, nem Satanás, nem tristeza, nem maldição, nem corrupção, nem mortalidade. É um lugar de ambiente santo (Ap. 21:2). Lugar de grande beleza e esplendor (Ap 21:18). Lugar de grande alegria e regozijo (Ap 21:4). Lugar de santos deleites e satisfações (Ap 22:14). Lugar de grande luz e glória (Ap 21:23). Infelizmente poucos são os que encontram essa porta disse o Senhor Jesus. Não dá para entrar pela porta estreita e querer andar por um caminho espaçoso. Por meio da fé na mensagem do evangelho o homem nasce da semente incorruptível (que é a palavra de Deus – 1 Pe 1:23), e tem acesso ao caminho apertado, nascendo de Deus (Jo 1:13). São poucos os que encontram a porta estreita, se comparado aos que entram pela porta larga. Aos que ainda não adentraram por esta porta estreita, apresenta-se diante dos seus olhos a salvação.
2 - ... porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela...

a)     ...larga é a porta, e espaçoso, o caminho... – A porta larga e o caminho espaçoso podem ser interpretados como a vida sem Cristo, uma vida de pecado, pautada nos valores deste mundo que jaz no maligno. (1 Jo 5:19). No caminho espaçoso o homem é o centro, o seu bem-estar está acima de tudo, ele é a estrela, Jesus é apenas um coadjuvante. O caminho espaçoso é uma vida sem Deus, onde o homem se encontra morto em seus delitos e pecados. Uma vida em oposição à vida do evangelho. Uma vida dissoluta. Um homem espiritualmente morto e por isso exposto à punição (Ap 3:1). No grego coiné, a palavra para morto literal ou figurada é “nekros”. Infelizmente na carta endereçada à Igreja de Sardes, o Senhor diz que havia pessoas ali mortas espiritualmente. Até mesmo uma igreja onde a palavra de Cristo não seja pregada e vivida, os seus sermões ao invés de gerarem vida, geram morte. Pois a porta larga e o caminho espaçoso não exigem renúncia, arrependimento, sofrimento e perseguição em nome do Senhor Jesus. Quantas pseudoigrejas estão matando seus fiéis neste tempo tenebroso e condenando-os a uma eternidade fora da presença de Deus.

b)    ...que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela... A palavra perdição nesse contexto remete a ruína, segunda morte que é a eterna separação espiritual de Deus, exclusão definitiva do reino do Messias e condenação eterna. A porta larga e o caminho espaçoso conduzem para o Inferno: Lugar de associações profanas (Ap 21:8). Lugar de aprisionamento e morte (Ap 20:14). Lugar de tristeza e desespero (Lc 13:28). Lugar de infortúnio e tormento conscientes (Ap 20:10). Lugar de trevas e degradação (Mt 25:30). E infelizmente o texto diz que muitos têm entrado por esta porta. Muito é o antônimo de pouco. Muitos caminham rumo ao inferno e poucos caminham rumo ao céu.

CONCLUSÃO
Por qual porta você entrou? Qual caminho você tem trilhado? O homem entra pela porta larga através do nascimento natural por nascer de uma semente corruptível, a semente de Adão. Somente é possível entrar pela porta estreita quando o homem reconhece Jesus como Senhor e Salvador, vindo a ser regenerado pelo Espírito Santo, nascendo da água e do Espírito (Jo 3:5). Não importa quão bom você pense ser. Não importa se você faz obras sociais. Não importa se você diz ser um homem honesto. Não importa nem mesmo se você é uma pessoa religiosa ou frequenta uma igreja. Paulo diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3:23). Você precisa se arrepender dos seus pecados e entregar a sua vida verdadeiramente para o Senhor Jesus. Só assim você entrará pela porta estreita, o caminho apertado e gozará da vida eterna. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6:23).

Em Cristo,

Asp. Anderson Vieira