quinta-feira, 10 de julho de 2014

Esboço Sermão – O “NÃO” DE DEUS (Pai)

Referência Gênesis 2.15-17

“E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela NÃO COMERÁS; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

INTRODUÇÃO
A paz de Cristo. “Não”. Ah, essa palavrinha tão pequena é tão importante para todas as esferas de relacionamento. Sem sombra de dúvidas, o primeiro e mais importante “NÃO” da história humana foi dado por Deus a Adão, em Gênesis 2 e devido à desobediência de Adão, consequências seríssimas recaíram sobre a humanidade.
Precisamos entender antes de qualquer coisa, que Deus é o Pai, Progenitor e Criador de toda humanidade. Amém? E de acordo com João, no capítulo 1, verso 12, todos quantos receberam a Jesus, Ele mesmo, o Messias, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome. Se você crê em Jesus e entregou a sua vida a Ele, você é um filho de Deus, aleluia.
Nós somos filhos de Deus. “E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso” (2 Co 6.18). Se somos filhos, Deus é o nosso Pai. Mas que tipo de Pai Deus é? É um Pai amoroso, bondoso, misericordioso e cuidadoso. Se Deus é assim, por que temos tanta dificuldade em sujeitar-se à Sua vontade e aos “Nãos” necessários que Ele nos dá?
Quero dizer ainda nesta introdução que:
Não aceitar o não de Deus é dizer sim para o pecado;
Não aceitar o não de Deus é dizer sim para a morte física e espiritual;
Não aceitar o não de Deus é dizer sim para a atitude de desobediência de Adão e Eva.
É importante deixar claro que a nossa relação com o nosso Pai espiritual está diretamente ligada à nossa relação com o Pai terreno. NEM TODOS SOMOS PAIS, MAS TODOS NÓS SOMOS FILHOS.
Se você quer receber o sim de Deus, primeiro você precisa aprender a receber o “não”.

DESENVOLVIMENTO
Por que devo aceitar o não de Deus?

1 - “Porque Deus é Pai e nós somos seus filhos”.
a)                Todo filho deve obediência a seu Pai. – “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo”. (Ef 6.1)
b)                A razão da existência dos filhos está diretamente ligada ao Pai. Sem o Pai não haveria o Filho. – “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”. (Gn 2.7)
c)                 Todo filho deve honrar seu pai. Deus estabeleceu um mandamento exclusivo com promessa para os filhos. “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá”. (Ex 20.12)

2 - “Porque a bênção de Deus está na obediência”.
a)                O próprio Senhor Jesus se sujeitou em obediência ao Pai. “Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua”. (Lucas 22.42)
b)                Obedecer é melhor do que sacrificar. (1 Sm 15.22b)
c)                 A bênção de Deus está totalmente condicionada à obediência. – “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”. (Dt 30.19)
d)                Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”. (Rm 6.23)

3 - “Porque Deus na sua onisciência sabe o que é melhor para a nossa vida”.
a)                A vontade de Deus é boa, agradável e perfeita. (Rm 12.2) – Se a vontade de Deus é perfeita e Deus está me dizendo não, é porque se fosse pra ser sim, seria...Amém?
b)                Os caminhos de Deus são mais elevados que os nossos. – “Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”. (Is 55.9)
c)                 Todas as vezes que dizemos sim para aquilo que Deus diz não, saímos do centro da sua vontade e desobedecemos a sua palavra, saímos da luz em direção às trevas. “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”. (Sl 119.105)

4 - “Porque Deus me ama”.
a)                Um amor imensurável – O amor de Deus ultrapassa a altura, profundidade, largura e espessura, de modo que nada pode nos separar do Seu amor. (Rm 8.39)
b)                Um amor indescritível – O amor de Deus ultrapassa todas as barreiras do pensamento humano, o que torna impossível descrevê-lo.
c)                 Um amor incondicional – O amor de Deus é o Agápe divino; é um tipo de amor que só Deus possui. Os gregos dispõem de quatro palavras traduzidas pela palavra portuguesa “amor”. A primeira palavra grega é Éros, e refere-se ao amor romântico — o amor entre os sexos. A segunda é Storgé, amor entre os membros da família. A terceira é Filía, referindo-se à afeição sentida por amigos. E a quarta é Agápe, um amor baseado em princípios divinos, ao invés de nas emoções ou egoísmo. É o único amor capaz de dar a vida eterna.

CONCLUSÃO
·        Melhor é o não de um Pai que um sim de alguém que só trará danos para a nossa vida. É tempo de reconciliação entre pais e filhos, filhos e pais.
·        Fazendo referência a João Batista, Malaquias predisse: “E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição”. (Ml 4:6)
·        Melhor é o não de Deus, que o sim do Diabo.
·        
Em Cristo,

Asp. Anderson Vieira