terça-feira, 25 de novembro de 2014

Esboço Sermão – O Poder da Oração

Esboço Sermão – O Poder da Oração

Referência João 14.13-14

 INTRODUÇÃO

A Bíblia está repleta de evidencias que demonstram o poder da oração. Milagres aconteceram pela oração. Deus continua ouvindo e respondendo nossas orações, portanto, podemos experimentar também muitas transformações e milagres através da oração.

 I – A BASE DA ORACÃO – O NOME DE JESUS

Jesus disse: “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”. (João 14.13-14)
Que tremenda promessa do Senhor Jesus para aqueles que o seguem. À medida que crescemos na intimidade com Ele em nossos momentos devocionais diários, mais o conhecemos e confiamos em suas promessas. Há algumas lições que devemos aprender desta promessa:

 1. Há poder no nome do Senhor Jesus.
Quando Ele afirma “em meu nome” está dando uma garantia de que o Pai ouve e responde. Ha duas implicações nesta afirmação:

 a. Como se fosse o próprio Senhor Jesus pedindo.
Em primeiro lugar devemos entender que o Senhor Jesus é Deus. Para a salvação da humanidade e para a Glória do Pai, Ele assumiu temporariamente as limitações da humanidade, quando veio ao mundo, denominado período de humilhação. Ele é chamado de “unigênito” que significa único gerado e também de “primogênito” que significa primeiro gerado de Deus. Ele foi colocado na posição de sacerdote e único mediador entre Deus e os homens, portanto quando pedimos no nome do Senhor Jesus, há uma garantia de acesso ao Pai.

 b. O Nome de Jesus está sobre todo nome.
Jesus, depois de ter feito toda a obra de resgate e restauração do ser humano e de toda criação, recebeu o nome que está acima de todo nome, e um dia este nome fará todo joelho dobrar e toda língua confessar que Jesus Cristo é Senhor para a Glória de Deus, Pai. Aleluia. (Filipenses 2.5-11)
Quando Ele deu a grande comissão aos seus discípulos, afirmou: Todo o poder me foi dado no céu e na terra (Mateus 28.18). O Senhor Jesus tem todo poder, portanto não há impossíveis para Ele. 

2. Tudo que pedirdes em meu nome eu farei.

Esta frase do Senhor deixa-nos perplexos porque ele começa com a palavra “tudo”. Precisamos interpretar isto de uma forma correta, porque numa interpretação simplória poderemos dizer que o Senhor nos deu uma arma poderosíssima, e podemos utilizá-la quando e como quisermos. 
A Bíblia mostra claramente que homens de Deus não receberam de Deus tudo o que pediram, e todos nós temos experiências de respostas positivas e negativas em nossas orações. 

3. Os Padrões de Deus para a oração.

Portanto é importante conhecer os padrões que Deus estabelece em sua Palavra para respostas às nossas orações. Vou separar alguns:

 a. Santificação.

“Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”. (Isaías 59.1-2)

O pecado é um dos grandes impedimentos para que Deus ouça nossas orações. Deus é Santo, e é impossível chegar diante dele com nossa vida cheia de imundícia.  Por isso que Jesus como nosso Sumo-sacerdote, abriu caminho ao Pai, pelo sangue derramado na Cruz. Somente purificados, lavados, santificados e justificados no nome do Senhor Jesus e no Espírito do nosso Deus teremos acesso ao Pai. (I Coríntios 6.11)

 b. Vontade de Deus

“E esta é a confiança que temos para com Ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito”. (I João 5.14-15)

O texto afirma que podemos confiar que Deus nos ouvirá, quando pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade. Este é um principio que nos ajuda a entender que Deus tem uma vontade soberana, que está acima dos nossos desejos pessoais. 

Por isso é muito importante termos intimidade com o Pai, no nosso TSD Tempo a Sós com Deus, porque ai conheceremos mais e melhor a Sua vontade. Não só na comunhão, mas a vontade dele está expressa em Sua Palavra. Devemos sempre conferir nossas petições com o que a Palavra de Deus diz.

 c. Sem Egoísmo

“Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres”. (Tiago 4.2-3)

Agora fica mais fácil entender que a afirmação de Jesus “tudo o que pedirdes, eu farei” tem naturalmente algumas limitações, não impostas por Ele, mas resultado do nosso egoísmo e maldade.

O ser humano depois da queda ficou cheio de maldade e egoísmo, e entrou em inimizade com Deus. Imagine se todos os homens, corrompidos por causa do pecado tiverem todas suas petições egoístas respondidas, o mundo estaria num caos pior do que está agora.

Nossa oração é realmente respondida por Deus, quando oramos Segundo sua vontade e não com a motivação errada de gastarmos em nossos prazeres.

II – A CHAVE DA ORAÇÃO - FÉ

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”. (Hebreus 11.1)

 Esta é a definição bíblica de Fé. 

 1. É a certeza de coisas que se esperam.

 A fé não é um salto no escuro. Ela tem que ser baseada em algum objeto seguro. No caso dos cristãos, a fé é baseada na Palavra de Deus. Por isso é certeza de coisas que se esperam. Sabemos do amor, do poder de Deus e de suas promessas, e isto nos ajuda a confiar que Ele é poderoso para responder nossas orações.

 2. É a convicção de fatos que se não veem.

A fé também é algo sobrenatural. É ter convicção de que algo que não estamos vendo acontecerá. 

 3. A Fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus.

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. (Romanos 10.17)
Duas coisas acontecem quando ouvimos a Palavra de Deus: Em primeiro lugar, a Palavra transmite vida espiritual, e nos fortalece ajudando-nos a crer no poder de Deus. Em Segundo lugar somos confrontados com nossas limitações e entramos numa dependência de Deus que nos ajudará a crer que somente Ele poderá fazer o milagre.

 4. Vivemos pela Fé.

“E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé”. (Gálatas 3.11) 

Para obedecer os princípios da Palavra de Deus precisamos de Fé. Para produzir frutos na vida crista precisamos de fé. Para agradar a Deus no nosso viver diário precisamos de Fé. Para ver o mundo transformado por Deus precisamos de Fé.

 III – O PODER DA ORAÇÃO

“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”. (Efésios 3.20-21)

1. Deus é poderoso.

 Deus é criador, controlador e sustentador de todo o universo. A Bíblia afirma que tudo foi criado por Sua palavra. (Hebreus 11.3) Ele disse Haja luz, e houve luz (Genesis 1.3) Não ha impossíveis para Deus. (João 1.37) O nosso Deus é conhecido como o “Todo-poderoso”.  O mais maravilhoso, é que Ele nos ama, e atende a nossa oração. 

 O grande desafio é a nossa incredulidade. Sabemos que Deus tem todo o poder, mas parece que quando estamos no meio de situações difíceis esquecemos que Ele pode transformar todas as situações. Devemos confiar que Ele nos abençoará e nos ajudará quando estivermos no centro da sua vontade.

2. Ele faz além do que pedimos ou pensamos.

 No relato das bodas de Caná da Galileia (João 2.1-11), que foi o primeiro milagre do ministério do Senhor Jesus, houve um problema: o vinho acabou. Jesus mandou encher de agua alguns vasos, e entregou ao anfitrião da festa, e ao experimentar o vinho novo, ele afirmou: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora. Verso 10 -  O pessoal simplesmente esperava qualquer vinho, mas Jesus fez o melhor. 

 Deus sempre nos abençoará com o melhor, de acordo com o ponto de vista d’Ele e não nosso. O melhor de Deus sempre será o ideal para nossas vidas. 

 3. Somente Ele é digno de Gloria.

 O texto diz: A ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! Deus quer ser glorificado em toda a terra, e individualmente em cada ser humano. Por isso que a oração é algo bem pessoal. Você fala com Deus, expondo sua situação e esperando um milagre. Ele faz o milagre e você dá a Ele a Gloria e o louvor. Deus não vai fazer o milagre simplesmente para satisfazer uma necessidade nossa. Tudo que Ele faz é para o louvor da sua Gloria. Jesus afirmou que é para que o Pai seja glorificado: E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. (João 14.13)

 CONCLUSÃO

Com certeza tudo pode ser mudado pela oração. 

A carta aos Hebreus fala de homens e mulheres que pela fé tiveram experiências ponderosas com Deus, e depois de relatar uma sucessão de milagres diz: E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. (Hebreus 11.32-38)

 Podemos fazer parte desta galeria de heróis da fé, através das nossas experiências com Deus em oração.

Em Cristo,
Anderson Vieira