terça-feira, 10 de março de 2015

Esboço Sermão – Jeová Jiré, o Deus da provisão

Referência 1 Reis 17.8-16 

INTRODUÇÃO

A paz de Cristo. Jeová Jiré é o Deus da provisão, sobre isso está alicerçado este sermão. Eu não sei qual é a sua carência neste momento, mas uma coisa eu possa declarar pela fé e em consonância com a Escritura Sagrada, o Senhor pode prover, suprir a sua necessidade no dia de hoje.
O texto em destaque revela um diálogo entre o profeta de Deus, “Elias”, o tesbita, e a “viúva de Sarepta”. É interessante deixar claro que Deus enviou o profeta ao encontro da viúva. 
A viúva era de Sarepta, uma pequena cidade fenícia costeira, fora dos limites de Israel, pertencente à Sidom, que era onde estava localizada a principal fortaleza dos cananeus. 
A legislação hebraica sempre se mostrou solícita pelas viúvas. Até mesmo nos dias anteriores a Moisés, reconhecia-se a difícil situação das viúvas (Gn 38).
Visto que as viúvas eram frequentemente desprezadas pelos homens, Deus mostra cuidados especiais por elas (Sl 68.5), e a bondade para com elas era louvada como sinais da verdadeira religião (Is 1.17).

DESENVOLVIMENTO

A passagem bíblica que nos apresenta Elias e a viúva de Sarepta tem lições importantes a nos ensinar:

1) Em dias difíceis, Deus usa até mesmo quem está necessitado para abençoar os seus filhos. 

A seca havia se instaurado em Israel, Elias é sustentado por corvos (1 Rs 17.1-7) e então é enviado para receber provisão de uma viúva. Alguém do qual o profeta deveria já chegar para abençoar, chega para ser abençoado.

2) Em dias difíceis, Deus usa até mesmo quem serve a outros deuses para abençoar os seus filhos, se assim Ele quiser. 

A viúva de Sarepta era cananeia e provavelmente assim como os demais cananeus adorava a Baal. O vs 12 diz “Tão certo como vive o Senhor, teu Deus”. Era o Deus de Elias, mas não era o Deus dela. Mas ao obedecer o profeta do Deus de Israel, Deus intervém na história dessa mulher e mostra que o Deus de Israel é mais poderoso que Baal.

José recebeu provisão do Faraó; O rei Nabucodonosor fez prosperar na Babilônia Misael, Azarias e Hananias; Neemias foi abençoado pelo rei Artaxerxes.

Deus vai enviar pessoas que nem imaginamos para abençoar a construção do novo templo da Igreja Batista Nacional Peniel.

3) Deus provou a fé da viúva de Sarepta, antes de abençoá-la. 

A viúva havia dito ao profeta no (vs 12) da sua situação, “...há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou preparar esse resto de comida para mim e para o meu filho; comê-lo-emos e morreremos”.Elias diz para ela não temer e atribui as suas palavras ao Deus de Israel dizendo que a farinha da panela não acabaria e o azeite da botija não faltaria (vs 14). A viúva poderia dizer que servia a Baal e não ao Deus de Israel, ou alguma outra divindade pagã, e recusar-se a obedecer o profeta, mas ela tem uma atitude surpreendente, diz o (vs 15) que ela foi e fez segundo a palavra de Elias. 

4) Quando obedecemos a Deus repartindo o que temos com quem precisa, somos abençoados infinitamente mais pelo Deus provedor. 

A parte b do verso 15 diz que ela e sua casa comeram por muitos dias. O verso 16 declara “Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a palavra do Senhor, por intermédio de Elias”. Louvado seja Deus.

CONCLUSÃO

A viúva carecia de alimento físico, mas ao obedecer ao profeta acabou conhecendo o Deus de Israel e recebendo alimento espiritual. Deus sempre vai prover além do que pedimos ou pensamos. A flor de farinha e o azeite simbolizam o Espírito Santo. Deus nesta noite quer prover suas necessidades físicas, mas também as espirituais. Deus quer que sejamos cheios do Espírito Santo, conforme declarou Paulo aos efésios. “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”. (Fp 4.19)

Em Cristo
Pr. Anderson Vieira