Esboço Sermão Expositivo – Duas
Portas. Dois Caminhos. Uma Escolha
Referência Mateus 7.13-14
“Entrai pela porta estreita,
porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que
conduz à perdição, e muitos são os que entram por
ela; E porque estreita é a porta, e apertado,
o caminho que leva à vida,
e poucos há que a encontrem”.
INTRODUÇÃO
A paz
de Cristo. No sermão da montanha, o Senhor Jesus trata de forma contundente
questões eternas e isto desperta a atenção dos seus ouvintes, que, discernindo
as palavras de Jesus e colocando-as em prática, se tornariam “Bem-aventurados”,
que no grego clássico é “Makarios” e
diz respeito à alegria que resulta da salvação (Mt 5:1-11).
Ao se
aproximar da conclusão do seu sermão da montanha sobre a vida no Reino de Deus
e as bem-aventuranças, Jesus apresenta aos seus ouvintes a necessidade de fazer
uma escolha e então conta três metáforas — uma sobre duas portas e dois caminhos (Mt
7:13-14, porta estreita e caminho apertado que leva à vida, e porta larga e
caminho espaçoso que conduz à perdição, sobre esta metáfora vamos meditar nesta
noite), outra sobre duas árvores (Mt 7:15-20 – árvore boa e árvore má) e
outra sobre dois alicerces (Mt 7: 24-27 – alicerce sobre a rocha e
sobre a areia).
Há um
quadro antigo intitulado “Dois Caminhos”,
que segundo a tradição cristã era muito usado pelos crentes.
DESENVOLVIMENTO
Vamos meditar mais profundamente
sobre as duas portas e os dois caminhos:
1 - “Entrai pela porta
estreita...E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos
há que a encontrem”.
a)
Entrai – É uma ordem no imperativo
“Entrai”, mas no grego coiné está classificado gramaticalmente como infinitivo
articular com meta cujo tempo verbal indica uma ação que deve ser tomada “depois”.
b)
...pela porta estreita.... Jesus é a porta estreita. O “entrai” no tempo
verbal “depois” no grego coiné indica claramente que Jesus já apontava para sua
morte, ressurreição e também para a salvação dos seus ouvintes através do seu
sacrifício vicário que haveria de ocorrer. Eles haveriam de entrar por Ele que
era a porta estreita. Ele mesmo disse “Eu
sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e
achará pastagens”. (Jo 10:9) – A
palavra “estreita” no original grego é “stenos” e remete a obstáculos, aperto,
dificuldade. Jesus disse: “Se alguém
quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e
siga-me”. (Mt 16:24) – Paulo
disse: “Já estou crucificado com Cristo e
vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gl 2:20). Muitos cristãos não se atentam para o padrão de conduta
requerido por Jesus e acabam por não fazer a sua vontade. Estes até pensam que
entraram pela porta estreita, mas Jesus lhes dirá no Dia do Senhor: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós
que praticais a iniquidade” (Mt 7:23).
c)
...e apertado o caminho... Jesus disse: “Eu sou o
caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14:6). Ou seja, não há outra porta
ou qualquer outro caminho que conduza ao Pai. É só Jesus. “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum
outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. (At 4:12)
d) ... que leva à vida, e poucos
há que a encontrem”. Jesus é o
caminho que nos guia, que nos leva a ter vida. Mas esta vida não é uma vida
qualquer. No sentido cristão é vida eterna; a vida de bem-aventurança e glória
no reino de Deus, que está à espera dos discípulos fiéis e verdadeiros de
Cristo, depois da ressurreição. Estes que têm entrado pela porta estreita e
vivido no caminho apertado terão uma excelente recompensa. Na Nova Jerusalém
não haverá pecado, nem Satanás, nem tristeza, nem maldição, nem corrupção, nem
mortalidade. É um lugar de ambiente santo (Ap.
21:2). Lugar de grande beleza e esplendor (Ap 21:18). Lugar de grande alegria e regozijo (Ap 21:4). Lugar de santos deleites e satisfações (Ap 22:14). Lugar de grande luz e glória
(Ap 21:23). Infelizmente poucos são
os que encontram essa porta disse o Senhor Jesus. Não dá para entrar pela porta
estreita e querer andar por um caminho espaçoso. Por meio da fé na mensagem do
evangelho o homem nasce da semente incorruptível (que é a palavra de Deus – 1 Pe 1:23), e tem acesso ao caminho
apertado, nascendo de Deus (Jo 1:13).
São poucos os que encontram a porta estreita, se comparado aos que entram pela
porta larga. Aos que ainda não adentraram por esta porta estreita, apresenta-se
diante dos seus olhos a salvação.
2 - ... porque larga
é a porta, e espaçoso, o
caminho que conduz à perdição,
e muitos são os que entram
por ela...
a)
...larga é a porta, e espaçoso, o
caminho... – A porta larga e o caminho espaçoso podem ser interpretados como a vida sem Cristo,
uma vida de pecado, pautada nos valores deste mundo que jaz no maligno. (1 Jo 5:19). No caminho espaçoso o homem
é o centro, o seu bem-estar está acima de tudo, ele é a estrela, Jesus é apenas
um coadjuvante. O caminho espaçoso é uma vida sem Deus, onde o homem se
encontra morto em seus delitos e pecados. Uma vida em oposição à vida do
evangelho. Uma vida dissoluta. Um homem espiritualmente morto e por isso
exposto à punição (Ap 3:1). No grego
coiné, a palavra para morto literal ou figurada é “nekros”. Infelizmente na
carta endereçada à Igreja de Sardes, o Senhor diz que havia pessoas ali mortas
espiritualmente. Até mesmo uma igreja onde a palavra de Cristo não seja pregada
e vivida, os seus sermões ao invés de gerarem vida, geram morte. Pois a porta
larga e o caminho espaçoso não exigem renúncia, arrependimento, sofrimento e
perseguição em nome do Senhor Jesus. Quantas pseudoigrejas estão matando seus
fiéis neste tempo tenebroso e condenando-os a uma eternidade fora da presença
de Deus.
b)
...que conduz à perdição,
e muitos são os que entram
por ela... A palavra perdição nesse
contexto remete a ruína, segunda morte que é a eterna separação espiritual de
Deus, exclusão definitiva do reino do Messias e condenação eterna. A porta
larga e o caminho espaçoso conduzem para o Inferno:
Lugar de associações profanas (Ap 21:8). Lugar de aprisionamento e morte
(Ap 20:14). Lugar de tristeza e desespero (Lc 13:28). Lugar de infortúnio e
tormento conscientes (Ap 20:10). Lugar de trevas e degradação (Mt 25:30). E
infelizmente o texto diz que muitos têm entrado por esta porta. Muito é o
antônimo de pouco. Muitos caminham rumo ao inferno e poucos caminham rumo ao
céu.
CONCLUSÃO
Por qual porta você entrou? Qual
caminho você tem trilhado? O homem entra pela porta larga através do nascimento
natural por nascer de uma semente corruptível, a semente de Adão. Somente é
possível entrar pela porta estreita quando o homem reconhece Jesus como Senhor
e Salvador, vindo a ser regenerado pelo Espírito Santo, nascendo da água e do
Espírito (Jo 3:5). Não importa quão
bom você pense ser. Não importa se você faz obras sociais. Não importa se você
diz ser um homem honesto. Não importa nem mesmo se você é uma pessoa religiosa
ou frequenta uma igreja. Paulo diz: “Porque
todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3:23). Você precisa se arrepender dos seus pecados e entregar a
sua vida verdadeiramente para o Senhor Jesus. Só assim você entrará pela porta
estreita, o caminho apertado e gozará da vida eterna. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a
vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6:23).
Em Cristo,
Asp. Anderson
Vieira