quarta-feira, 5 de março de 2008

Insensibilidade Cristã

“Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram”. Rm 12:15 NVI

A paz de Cristo. Quebrando a ordem de estudos do Velho Testamento, guiado pelo Espírito Santo escrevo sobre insensibilidade cristã. Será que você já se deparou com alguém que se declara cristão(pequeno Cristo), mas age com descaso e indiferença para com o sofrimento alheio, ou até mesmo, do seu sofrimento?

Serão que os cristãos desta época obscura estão preocupados com o vizinho alcoólatra, com o primo drogado, com o mendigo fétido que diariamente passa por ele com o rosto apagado pelas dificuldades da vida, ou com o enfermo que agoniza assolado pelo câncer em um hospital?

O apóstolo Paulo nos instrui a chorar com os que choram e a se alegrar com os que se alegram. Não sei se nas perguntas acima você pôde declarar em seu coração: “Eu sou alguém sensibilizado pelo sofrimento das pessoas”. Há uma carência de amor e de atitudes solidárias por parte de nós cristãos. Para saber se digo a verdade, pegue o seu carro e se dirija aos hospitais de Cuiabá, aos bairros mais carentes, ou quem sabe, dê um pulo na sua rua, você irá encontrar pessoas desesperadas por um toque de Deus, mas sem auxílio algum espiritual. É claro que não posso generalizar, mas o número de pessoas carentes por ajuda e o número de pessoas dispostas a ajudar sempre foi menor. Na verdade, Jesus mesmo disse que “A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros”. (Mt 9:37)

Se Jesus, Autor e Consumador da nossa fé (Hb 12:2), nosso Mestre, sempre agiu com compaixão e misericórdia, nós também devemos agir, afinal, somos pequenos cristos.

Devemos alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram porque o próprio Jesus jamais foi indiferente ao sofrimento humano। (Lc 4:18-19)

Devemos alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram porque Jesus foi e ainda é, a maior manifestação de amor que o mundo já contemplou. (Jo 3:16-17)

Devemos alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram porque Jesus disse: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mt 22:39)

Somente amando em Cristo conseguiremos eliminar a indiferença, o descaso e a insensibilidade de nossas vidas.

Até quando permaneceremos indiferentes?

Em Cristo,
Anderson Vieira