terça-feira, 18 de março de 2008

Homem com Visão Espiritual x Homem sem Visão

“E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles। E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu”. (II Rs 6: 15-17)

A paz de Cristo। Hoje abordo II Reis e dou continuidade aos estudos. Amados irmãos, a Bíblia Sagrada, de Gênesis a Apocalipse, revela fatos extraordinários. Sei que também revela fatos corriqueiros, comuns, mas em todos eles, Deus busca e deseja falar algo conosco, nos ensinar alguma coisa.

Quando li esse texto que fala sobre o profeta Eliseu e seu servo, não consegui prosseguir adiante durante vários dias। Essa palavra mexeu comigo, abalou minhas faculdades mentais e me fez refletir, e muito.

A situação relatada é incrível, mostra as tropas da Síria cercando o território de Israel। Mas o ápice do texto pra mim não está no cerco, mas no diálogo estabelecido entre o servo de Eliseu com o próprio profeta. Diz a Bíblia que o servo do homem de Deus levantou-se bem cedo e deparou-se com uma tropa com cavalos e carros de guerra em volta da cidade. Então ele exclamou para Eliseu: “Ah, meu senhor! O que faremos?”

Aqui começo a fazer uso do título proposto: Homem com Visão Espiritual X Homem sem Visão।

O servo de Eliseu, homem sem a devida visão espiritual, ao ver as tropas da Síria, entrou em desespero। Ele verbalizou simplesmente aquilo que ele sentiu: medo. E assim como ele, muitas vezes nós também nos vemos cercados pelas adversidades da vida. Quantas vezes nos encontramos em um beco sem saída. Mas por não possuirmos visão espiritual e confiança suficiente em Deus, à semelhança dele, também declaramos: “Ah, e agora? O que será do meu casamento? O que será da minha empresa? O que será de mim? O que farei? É característico do homem sem visão espiritual, homem sem uma fé edificada sobre a ROCHA, no primeiro confronto ou dificuldade, entrar em desespero.

Mas vejamos como um homem com visão espiritual reage às circunstâncias caóticas। Diz o texto que o profeta respondeu ao seu servo: “Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles”.

Irmão(a), você imagina o que passou pela cabeça do servo de Eliseu? Ele esperava ouvir uma resposta convincente, racional। Ele com certeza queria uma solução palpável para aquele problema iminente. Mas o apóstolo Paulo dirigindo-se à Igreja de Corinto, nos mostra a razão pela qual o servo de Eliseu agiu assim: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido”. (I Co 2:14-15)

Estava além da compreensão dele aquela resposta de Eliseu। Mas o texto não pára aí. Diz o texto que Eliseu fez uma oração pelo moço: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu”.

Oh Glória!

O que é a autoridade de um profeta, de um pastor sobre a nossa vida। O homem de Deus orou. O homem de visão espiritual clamou ao Pai e os olhos do seu servo foram abertos e ele pôde contemplar um batalhão celestial ao seu redor. Aleluia!

Deus quer dar-lhe visão espiritual। Deus quer dar-lhe discernimento e sabedoria. Assim como Eliseu clamou pelo jovem, você pode clamar a Jesus que interceda a seu favor para que o SENHOR abra os seus olhos espirituais. Que o homem carnal saia de cena. E que entre o homem espiritual que discerne bem tudo. E saiba, pode ser que você esteja cercado pelos inimigos! Mas olhe bem ao seu redor, um batalha celestial pode estar lutando por você.

Efatah
Em Cristo,
Anderson Vieira