quarta-feira, 12 de março de 2008

Vinha de Nabote – Alvo da ganância de Acabe

SUCEDEU depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria। Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro. Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais. Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão. (1 Reis 21: 1-4)

A paz de Cristo। A população mundial vem sendo assolada de forma impetuosa pelo stress, depressão, síndrome do pânico, entre outras coisas। O coração do ser humano que deveria se pautar no amor, amizade e esperança tem seguido o norte da mesquinharia, egoísmo, poder e ganância. E dentre tudo isso, quero destacar a “GANÂNCIA”.Segundo o Novo Aurélio, ganância significa: Ambição de ganho; ganho ilícito; usura; ambição desmedida.Essa ganância tão presente na vida das pessoas tem impregnado o coração de muitos cristãos. E, não é algo que surgiu por esses dias, a Bíblia nos mostra um número infindável de pessoas gananciosas, gente que, movida por esse sentimento maligno abandonou os princípios de Deus e passou por cima de tudo e de todos visando o lucro. A Bíblia nos conta acerca de um rei, chamado Acabe, que queria a vinha de um homem chamado Nabote a qualquer preço (1Rs 21:1-4), a ponto de entrar em depressão e deixar de comer por não conseguir adquirir tal propriedade. Até que sua mulher Jezabel, a assassina de profetas, maquinou um plano diabólico a fim de tirar a vida de Nabote. O plano deu certo e Nabote foi apedrejado até a morte. Tudo por causa da ganância, do desejo de conseguir algo que não lhe pertencia a qualquer custo, ainda que para realizar tal desejo, fosse necessário que um cidadão inocente fosse morto. A Bíblia diz que nunca existiu ninguém como Acabe que, pressionado por sua mulher Jezabel, vendeu-se para fazer o que o SENHOR reprova. Ele se comportou da maneira mais detestável possível (1Rs 21: 25-26). Por causa da morte de Nabote, Acabe recebeu profecia de Morte de Micaías e colheu aquilo que havia plantado, vindo a morrer em combate, conforme o profeta de Deus havia dito.

Não vou abordar a ganância de quem não conhece a Deus porque seus princípios estão pautados nesta pátria terrena e o mundo jaz no maligno। Mas não poderia deixar de falar com o povo que é propriedade exclusiva de Deus, e que, cuja pátria é celestial!Qual tem sido a ganância de alguns cristãos? Será que você tem sido um Acabe? Acredito que existem alguns pontos gananciosos na vida de muitos crentes. Quero ressaltar apenas 03 deles:

Ganância pelo Dinheiro – Infelizmente há cristãos que fazem qualquer coisa por dinheiro। Há muita gente em nosso meio manchando seu testemunho de vida em prol de algumas sifras. Pessoas inclusive fazendo da Palavra de Deus fonte de lucro. Pessoas criando doutrinas e costumes a fim de sair ganhando alguma coisa. Um crente jamais se dobraria diante de uma imagem. Então, o maligno se esconde atrás do dinheiro para receber adoração.A Bíblia não diz que o dinheiro é mau em si mesmo. O dinheiro não é mau. O mau é o amor do dinheiro. O problema é quando o coração está apaixonado pelo dinheiro. Este é o verdadeiro problema. "Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores (I Tm 6:10)".

Ganância Material – Jesus disse: “Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui” (Lc 12:15)। Esse discurso de Jesus não é bem aceito em nossos dias. Na verdade, ele nem é muito compartilhado, visto que alguns valorizam ao extremo a questão dos bens que possuem. Olhe para o que Jesus disse! Enfim, a ganância por bens materiais não condiz com os pensamentos e ações de um homem de Deus. “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mt 6:19-21).

Ganância Ministerial – Com a intenção de se destacar no meio eclesiástico, muitos cristãos passam por cima de seus pastores; pastores passam por cima de pastores; membros passam por cima de seus líderes; e por aí vai। O desejo de se alcançar notoriedade, sucesso ministerial e ser reconhecido têm levado muitos irmãos a saírem da direção de Deus। A grande maioria ainda não entendeu que:É Deus quem chama para o ministério;É Deus quem capacita;É Deus que dá o crescimento;É Deus que distribui dons segundo lhe apraz;É Deus que opera tudo em todos. E sem a vontade Dele nada se pode fazer e nada será feito. Tem muita gente querendo ser levantada e consagrada por Deus na força. Lamento. Desse jeito não será possível. Deixe a ganância ministerial de lado e faça aquilo que Deus lhe chamou para fazer. O seu ministério não depende exclusivamente do seu pastor, apesar de que, ele será usado para consagrar-lhe e abençoar a sua vida, mas em primeira instância, seu ministério está nas mãos de Deus. Deixe de colocar suas expectativas em homens. Olhe para Deus. Deposite sua esperança em Deus conforme diz o Salmo 40, verso 1.

Deixemos a ganância e qualquer tipo de sentimento carnal। E vivamos a plenitude do fruto do Espírito. “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei”. (Gl 5:22-23) Aleluia!

Em Cristo,
Anderson Vieira