quinta-feira, 3 de julho de 2008

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
(Tg 4:7)

A paz de Cristo. Há algum tempo venho lendo esse texto de Tiago, capítulo 4. Toda vez que o leio fico maravilhado, quer seja pelas afirmações nele contidas ou pelos verbos minuciosamente interligados: sujeitar, resistir e fugir. Poderia até com base nesse tripé verbal fazer uso da Terceira Lei de Newton – A Lei da Ação e Reação.

É interessante a ordem empregada no imperativo aos verbos citados e o seu desdobramento espiritual, simplesmente magnífico. Algo peculiar e inerente à infalível e perfeita palavra de Deus.

Mas vamos ao texto. Com base nos verbos, vou dividi-lo em três partes.

1) Sujeitai-vos, pois, a Deus...:

Segundo o Novo Aurélio Século XXI, a definição de sujeitar é:

1. Reduzir à sujeição, tornar sujeito, subjugar;
2. Tornar obediente; ou dependente;
3. Conformar-se, obedecendo.

A palavra de Deus é clara e a aplicação do verbo está no imperativo “sujeitai-vos”, ou seja, obedeçam, dependam, se conformem, a quem? Ninguém menos do que “Deus”। Aleluia. O texto nos intima em primeiro lugar a sermos obedientes a Deus, a andarmos em conformidade com a Sua palavra, a sermos sujeitos de forma integral no decorrer da nossa vida terrena. Diz a palavra em 1 Samuel, cap. 15, verso 22, parte b: “A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros”. Não é possível andar com Deus e seguir o evangelho sem obediência e sujeição.

Quero rapidamente abordar que também devemos sujeitar-se aos líderes espirituais, homens que Deus revestiu de sabedoria e autoridade para abençoar nossas vidas. Obedeça ao seu pastor, presbítero, diácono, obreiro etc. Será bênção de Deus.

2) ...resisti ao diabo:

Segundo o Novo Aurélio Século XXI, a definição de resistir é:

1. Oferecer resistência; não ceder;
2. Opor-se, fazer face;
3. Fazer frente; defender-se;
4. Recusar-se; negar-se;
5. Não sucumbir; sobreviver; subsistir.

Sem obedecer a Deus. Sem andar em santidade e novidade de vida. Sem oração, jejum, alimento sólido e fruto do Espírito, é impossível resistir, opor-se, fazer frente, defender-se, subsistir aos dardos inflamados do diabo.

Obedecer a Deus e se sujeitar a ELE é uma questão de sobrevivência.
Paulo disse aos efésios, no capítulo 6, versos 10 e 11: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”.

3) ...e ele fugirá de vós:

Segundo o Novo Aurélio Século XXI, a definição de fugir é:

1. Desviar-se, ou retirar-se apressadamente, para escapar a alguém ou algum perigo; pôr-se em fuga;
2. Retirar-se em debandada;
3. Ir se afastando;
4. Passar rapidamente;
5. Apartar-se.

Quando nos sujeitamos a Deus somos investidos de poder, unção e autoridade, e então resistimos ao diabo, ladrão, pai da mentira, acusador e príncipe das trevas, e ele sem ter como nos resistir é obrigado a fugir. Aleluia. A Bíblia não diz que procedendo dessa maneira talvez o diabo bata em retirada, talvez ele resista ou talvez sejamos envergonhados. Não. Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá, sairá em fuga por não ser capaz de resistir ao poder de Deus investido em cada um de nós.

Em Cristo e sujeito a Deus,
Anderson Vieira