quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Como poderia esconder-me de Deus?

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás। Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá। (Sl 139: 7-10 NVI)
A paz de Cristo। Quando pequeno, brincava de esconde - esconde com meus amigos, era muito divertido ocultar-me da vista deles e muitas vezes, quem me procurava passava bem perto de mim e não me via, mas, eu, via tudo que ele fazia. Às vezes, em meio à tempestade parece-nos que Deus não nos vê. “Parece” que estamos escondidos debaixo da negra nuvem da batalha, atrás das tropas inimigas ou na escuridão em meio ao cobertor em nosso quarto nas madrugadas e Deus não nos vê. Mero engano. A Bíblia diz que Deus é ONISCIENTE (Is 40:28) cujo entendimento é inescrutável, ou seja, Deus sabe tudo e vê tudo. A Sagrada Escritura também declara que Deus é ONIPOTENTE (Is 43:13), operando ELE, quem impedirá? E por fim, a porção da Escritura declara que Deus é ONIPRESENTE (Jr 23:23-24) e enche os céus e a terra.

Com tais atributos que Deus possui é impossível ocultar-se D’Ele। O Salmista Davi sabia bem disso e fez a si mesmo indagações retóricas, pois sabia que não havia como Deus não lhe notar. Mas nós, muitas vezes, enganados pela nossa consciência, acreditamos que estamos numa situação, num lugar que Deus não nos vê. Uma armadilha da nossa consciência e da nossa carne.

Alguns personagens bíblicos acreditaram que poderiam se esconder de Deus, mas não obtiveram êxito, e nem poderiam: Adão após pecar tentou em vão se esconder; O profeta Jonas no porão do navio também foi descoberto e o profeta Elias na caverna do Monte Horebe também foi achado। Zaqueu não estava tentando se esconder, mas foi achado em cima daquela árvore. E temos inúmeros outros exemplos.

Saiba que Deus fita os olhos no seu povo todo o tempo। Deus guarda a nossa entrada e a nossa saída. Independente da situação Ele nos vê, quer estejamos nos escondendo ou quer estejamos escondidos em meio ao furacão. O Senhor nos vê. Eis que não tosquenejará o Guarda de Israel (Sl 121:4) também disse o Salmista.

Esconde-esconde com Deus é utopia. Deus te guarde e ilumine qualquer tipo de esconderijo.
Em Cristo,
Anderson Vieira