segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A cura da cegueira e da alma

Saindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, clamando: “Filho de Davi, tem misericórdia de nós!” Entrando ele em casa, os cegos se aproximaram, e ele lhes perguntou: “Vocês crêem que eu sou capaz de fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor!” E ele, tocando nos olhos deles, disse: “Que lhes seja feito segundo a fé que vocês têm!” E a visão deles foi restaurada.
(Mt 9: 27-30 NVI)

A paz de Cristo। Logo após Jesus simplesmente ressuscitar a filha de Jairo, o chefe da sinagoga, saindo da casa, diz a Bíblia que dois cegos o seguiram. Chama a atenção o fato de os cegos seguirem a Jesus. Se eram cegos, como poderiam segui-lo? Será que foram auxiliados por alguém que estava perto? Será que pelo barulho dos passos do Mestre conseguiam acompanhá-lo? A Bíblia não relata como isso aconteceu, mas é maravilhoso saber que apesar de cegos, eles seguiram a Jesus. Em outras palavras, eles perseveraram, romperam barreiras, buscaram atingir um objetivo.

Em nossos dias tanta gente enxerga magnificamente bem, mas no que tange a Jesus, são cegas espiritualmente. Tiveram seu entendimento obscurecido pelo príncipe deste século.
Os dois cegos nos mostram nas entrelinhas que quando se tem fome de Deus, mesmo que haja obstáculos, não podemos desistir।

O texto diz que eles não apenas seguiram a Jesus। Se olharmos os evangelhos com um olhar cirúrgico, veremos que muitos seguiram a Jesus, mas quantos tiveram a atitude como a desses cegos e verbalizaram: “Filho de Davi, tem misericórdia de nós!”. Quantos acompanharam-No apenas como telespectadores?

Chega então o momento tão almejado, eles conseguem se aproximar do Cordeiro de Deus que logo lhes faz uma pergunta: “Vocês crêem que eu sou capaz de fazer isso?”। Jesus sabia aquilo que os cegos tanto esperavam alcançar e foi direto ao ponto com a pergunta que mudaria a vida dos cegos para sempre dependo da resposta. E eles não duvidaram e responderam: “Sim, Senhor!”, ou seja, nós cremos, acreditamos, temos convicção que tu podes nos curar! Apenas o Senhor pode nos devolver a visão e mudar a nossa sorte. E Jesus, como lhe é peculiar atendeu ao apelo dos cegos, tocou-lhes os olhos e declarou que fosse feito conforme a fé deles e suas visões foram restauradas. Oh Glória!

O acontecimento junto a esses dois cegos pode nos ensinar algumas lições:

a) A atitude de Jesus para com esses dois cegos revela o cumprimento da profecia de Isaías। “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor.” (Lc 4:18-19)

b) Jesus é a luz do mundo, quem o segue nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida। É claro que nesse texto Jesus realiza algo além do ato de enxergar, e os dois cegos foram duplamente abençoados, pois não apenas voltaram a ver como também contemplaram face a face a luz da vida, o meigo nazareno. (Jo 8:12)

c) A fé dos cegos era grandiosa। Jesus poderia declarar como fez com o leproso: “Quero. Seja purificado”. (Mt 8) Ele poderia dizer: “Quero. Efatah.”- Mas não. Ele diz: “Que lhes seja feito segundo a fé que vocês têm.” E então a visão foi restaurada. De forma parecida, o sumo sacerdote Eli declarou para Ana quando esta clamava a Deus por um filho: “Que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu.” A fé é poderosa e pode mover montanhas quando exercida com sinceridade e quebrantamento diante de Deus. O que você carece receber de Deus neste dia?

d) E por último। Este fato revela que Jesus está sempre pronto a atender o nosso clamor. Podemos até estar cegos por alguma razão, mas se clamarmos, Ele é poderoso para restaurar a nossa visão, vida e coração.

Assim como os cegos venceram os obstáculos e exerceram a fé, nós também podemos banir de nossas vidas toda cegueira espiritual. Coloquemos a nossa fé em ação e recebamos segundo a fé existente em nossos corações, crendo como os cegos e declarando: “Senhor. Só tu podes realizar o milagre na minha vida.”

Em Cristo,
Anderson Vieira