sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Cenário inóspito. E daí?

“Tu, SENHOR, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia। Confiem para sempre no SENHOR, pois o SENHOR, somente o SENHOR, é a Rocha eterna”. (Is 26: 3-4)

A você, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo। Resolvi escrever o primeiro artigo do ano abordando a fantasmagórica crise. Segundo os doutores de economia, a maior crise que o mundo já viu. Bem, entre o que os analistas dizem e o que a Bíblia Sagrada diz, prefiro a Palavra de Deus. É interessante já deixar claro que Deus é especialista em cenários caóticos. E outra coisa. Deus não investe na Bolsa de valores. Deus não é refém do FMI - Fundo Monetário Internacional. Deus não perde noites de sono quando o índice Dow Jones despenca. A alta do dólar, o valor do barril de petróleo e a desvalorização do euro não chacoalham o sublime trono do Altíssimo nem tampouco impedem a Sua soberania de operar sobre os seus filhos na terra. As circunstâncias não têm poder sobre o Todo-Poderoso, mas Ele é poderoso e pode mudar qualquer circunstância.

A grande questão dessa crise é que alguns depositam a sua confiança no sistema financeiro e outros depositam a sua confiança no Deus vivo। Como Jesus disse no sermão do monte acerca do prudente e do insensato, podemos aplicar nesse contexto da crise. Quem ouve as palavras de Jesus e não às pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda. Podemos fazer uma analogia entre a chuva e a crise. Quem confiou no sistema financeiro, quem construiu a sua casa ou quem edificou a sua vida sob coisas temporais e passageiras, está vendo tudo ruir com essa crise (chuva). Mas quem ouviu as palavras de Jesus e pôs em prática, construiu a sua casa com alicerces na rocha e apesar da chuva (crise), ela continua de pé (Mt 7:24-27). Aleluia! Por isso que o profeta Isaías declara que o SENHOR guardará em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque no SENHOR confia (Is 26:3). O salmista declara que os que confiam no SENHOR são como o Monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre (Sl 125:1). O profeta Habacuque foi testemunha ocular de uma grande crise e declarou: “Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O SENHOR, o Soberano, é a minha força, ele faz os meus pés como os do cervo, faz-me andar em lugares altos”. (Hc 3: 17-19)

Por isso que quando fui escrever o título desse texto fui impelido a escrever “Cenário Inóspito। E daí?”. Nós que confiamos em Deus não devemos nos abalar por crise alguma. A nossa esperança é o SENHOR. Deus é o nosso refúgio e fortaleza. É socorro bem-presente na angústia. Ainda que andemos pelo vale da sombra e da morte, não temeremos, pois o SENHOR está conosco (Sl 23:4). Deus diz: Não tema, pois eu estou com você, não tenha medo, pois eu sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa (Is 41:10).

Deus sustentou mais de 2 milhões de pessoas no deserto com alimento, água e vestes। Isso sim era um cenário de crise, mas quando Deus opera, quem impedirá? Deus tem poder para transformar o deserto num lago e o chão ressequido em mananciais (Is 41:18).

Que a tua confiança esteja no SENHOR। Que possamos declarar como Paulo: “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem-alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece”. (Fp 4: 12-13)

Diga juntamente comigo:
- Cenário inóspito। E daí?

Em Cristo,
Anderson Vieira
Soli Deo Gloria