sexta-feira, 28 de maio de 2010

Mornidão Espiritual

E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. (Ap 3.14-16)

A paz de Cristo. Se entre as 7 igrejas do livro da revelação, a igreja de Filadélfia tem o testemunho exemplar, a igreja de Laodicéia é o exemplo da conduta que não deve ser empregada entre os santos.

Laodicéia estava situada no meio de duas cidades especializadas no ramo de água. Hierápolis, há poucos quilômetros dali possuía fontes de água quente, usadas para o tratamento de várias doenças. Do lado oposto, estava Colosso, uma pequena cidade cercada de fontes de água mineral fresca. Dessas duas cidades, vinha água para Laodicéia através de pequenos canos de barro. A água quente que vinha de Hierápolis chegava morna em Laodicéia e a água fresca de Colosso, esquentava no calor do sol e chegava também morna em Laodicéia.

Com base nessa situação é que Jesus usa um exemplo conhecido por todos os laodicenses para explicitar o seu parecer: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca”.

Imagine uma igreja impregnada pela mornidão espiritual a ponto de causar ânsia de vômito em seu Senhor? Para entender melhor o que Jesus estava dizendo, experimente beber um copo d’água morna e você verá exatamente o que o mestre estava dizendo.

Ao olhar para Igreja de Laodicéia é possível notar que a mesma mornidão espiritual dos laodicenses se apoderou da igreja contemporânea.

A mornidão espiritual gera indiferença por parte dos santos para com as realidades espirituais. Escolas bíblicas dominicais estão cada vez mais vazias, cultos cada vez mais frios, amor cada vez mais raro, fidelidade a Deus, à igreja e aos líderes já é uma utopia. A leitura bíblica, a busca pelos dons do Espírito Santo, tudo isso se apresenta em nossos dias como algo decadente. Hoje se muda de igreja assim como se muda de roupa e se a prosperidade financeira não chegar aqui, quem sabe chega acolá.
Jesus olhou para a igreja de Laodicéia e sentiu aversão.

A mornidão espiritual faz com que haja inversão de valores, ao invés dos laodicenses se humilharem diante do Senhor, estavam se exaltando e vangloriando-se, como muitos fazem por aí.

Paulos deixa-nos uma orientação clara para que não nos tornemos mornos: “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”. (Ef 5.18)

Devemos nos encher do Espírito Santo, pois crente vazio é presa fácil de satanás.
O enchimento do Espírito Santo traz nova graça e novo ânimo.
O Espírito Santo nos adestra.
O Espírito Santo traz luz sobre o nosso entendimento.
O Espírito Santo é uma conquista para que a igreja viva em plenitude.
Que o altar da sua vida esteja fumegando e não tomado pela mornidão.

Em Cristo,
Anderson Vieira