terça-feira, 30 de outubro de 2007

Israel, testemunha ocular do grande poder do Senhor.

Mas os israelitas atravessaram o mar pisando em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda. Naquele dia o Senhor salvou
Israel das mãos dos egípcios, e os israelitas viram os egípcios mortos na praia. Israel viu o grande poder do Senhor contra os egípcios, temeu o Senhor e pôs nele a sua confiança, como também em Moisés, seu servo. (Êxodo 14:29-31)

A paz de Cristo. Após centenas de anos de escravidão no Egito, Deus levanta um libertador chamado Moisés e Israel então é liberta do opressor faraó. Os grilhões da escravidão são despedaçados pela mão forte e poderosa do “Eu Sou”.

Israel é o povo eleito; o povo da aliança e da adoção; é o povo do qual Deus chamou para uma relação de amor e comunhão. Mas, quanto mais próximos de Deus estamos, maior obediência e fidelidade nos é requerida. Grande é a bênção dessa proximidade divina, mas grande é, também, a responsabilidade de viver em conformidade com a soberana vontade do Todo Poderoso. Deus fez por Israel o que não fez por nenhuma outra nação.

A Bíblia declara no capítulo 14, verso 31, que esta nação acima descrita viu o grande poder do Senhor. Israel foi testemunha ocular dos feitos poderosos do Guarda de Israel, o Senhor dos Exércitos, o Deus verdadeiro, o Criador dos Céus e da terra. Mas a Bíblia também declara que três dias após terem visto os grandes feitos começaram a reclamar por não encontrarem água. Dias antes Miriã estava tocando tamborim e entoando cânticos a Deus, mas em pouquíssimo tempo, 72 horas depois de caminhar no meio do mar e ver Deus em ação, o povo se esquece dos favores de Deus.

Hoje, o Israel de Deus somos nós. Será que nós, nos dias de hoje, mesmo contemplando os grandes feitos de Deus, será que nós nos esquecemos com facilidade? Acredito que a resposta seja sim. Temos imensa dificuldade não só em lembrar dos favores de Deus, como de agradecê-los. Basta uma provisão não ocorrer como queremos para nossa metralhadora automática chamada língua entrar em ação. Não podemos jamais esquecer dos benefícios do Senhor para com as nossas vidas. Devemos ser gratos a tudo quanto o Senhor tem feito. O zelo do Senhor permanece sobre nós, vejamos o Seu grande poder e rendamos graças por tudo o quanto Ele tem feito.

O último versículo do livro do Êxodo relata que de dia a nuvem do Senhor ficava sobre o tabernáculo, e de noite havia fogo na nuvem, à vista de toda a nação de Israel, em todas as suas viagens. Aleluia. Vejamos a nuvem do Senhor e lembremo-nos dos seus grandes feitos e da sua maravilhosa graça, o favor imerecido que temos recebido desde o ventre materno.

Em Cristo,
Anderson Vieira