quarta-feira, 23 de maio de 2007

A COBIÇA GERA O PECADO

Meus queridos(as), graça e paz. Estamos vivenciando uma forte valorização de coisas que proporcionam valores carnais, das quais, muitos estão se apegando e conseqüentemente, pecando contra o Senhor. Poderia falar sobre dinheiro, luxo, e tantas outras coisas, mas vou me atentar a uma coisa que tem destruído muitos lares e suas respectivas famílias, e não se trata de bens materiais e sim de um sentimento abominável, a “cobiça”, que é o desejo veemente de conseguir alguma coisa, ânsia ou ambição de honras ou riquezas.

Nas escrituras sagradas, no segundo livro de Samuel, o rei Davi, homem a qual Deus ungiu rei sobre Israel, possuía mulheres, riquezas e respeito dos seus inimigos. A palavra ainda nos relata que se tudo isso não fosse suficiente, Deus lhe daria muito mais. Bem, após a leitura a respeito do rei Davi, entendemos que ele era um homem que tinha tudo o que queria e que não havia cobiça em seu coração! Errado. Amados, Davi, homem segundo o coração de Deus e tremendamente usado pelo Senhor, deixou a cobiça operar em seu coração, o que o levou a cometer o adultério, II Samuel 11: 2-4.

Após pecar contra o Senhor, Deus enviou Natã a Davi para contar-lhe uma parábola: “Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas. Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele. Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso. E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu. Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul; E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas”.

Meus irmãos, assim como a Davi, recebemos tudo de Deus, mas acabamos dando oportunidade para a cobiça entrar em nossos corações e acabamos almejando algo que não nos é devido, algo que não nos pertence. Quantas são as vezes que vemos um irmão comprar um carro novo, e ao invés de dar glórias a Deus, queremos um carro melhor que o dele. Davi tinha uma dezena de mulheres ao seu dispor, pra que buscar uma no vizinho. Muitos irmãos possuem uma bela esposa e muitas irmãs possuem ótimos maridos, mas deixam sentimentos adversos tomarem conta de seus corações, tendo como conseqüência o pecado, que além de afastar-nos do Senhor, na maioria das vezes destrói o relacionamento.

Em Tiago 1: 14-15 somos alertados sobre a cobiça: Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça quando esta o atrai e o seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, depois de ter-se consumado, gera a morte.

Reflitamos nessa palavra irmãos e exterminemos a cobiça de nossas vidas, pois Deus já nos deu tudo que precisamos.

Tg 1:12
Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, depois de ser aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

Em Cristo,
Anderson Vieira

Um comentário:

Anônimo disse...

Maravilhoso, muito útil
.