quarta-feira, 23 de maio de 2007

CONTENDA NO CORPO DE CRISTO

Meus queridos(as), graça e paz। Gostaria de escrever hoje acerca de uma questão de relações humanas, da qual o Senhor abomina: a contenda entre irmãos. Antes de entrar propriamente no assunto, gostaria de definir o termo “contenda” que segundo o Dicionário Aurélio significa: debate, altercação, disputa, controvérsia, embate, discussão, etc.

É natural que ocorram conflitos nas relações humanas, assim também acontece no Corpo de Cristo। Já nos primeiros anos da era cristã, ocorriam desentendimentos na igreja. Em Atos 15.39 temos o relato de um desacordo entre Paulo e Barnabé.

Precisamos perguntar: por quê está acontecendo esse conflito? Vou mencionar aqui quatro tipos de causa: pessoal, doutrinária, carnal e diabólica।

1 - Causa pessoal - Ocorre quando os conflitos se dão por uma questão de gosto, opinião, opção ou estilo individual। Esse tipo de conflito é natural, mas precisa ser bem conduzido e bem resolvido para não gerar problemas maiores.

2 - Causa doutrinária - É o caso de haver dentro da igreja um grupo que defende uma interpretação bíblica sobre um assunto e outro grupo que entende diferente। Esse tipo de desentendimento não pode ser simplesmente desconsiderado nem sumariamente proibido. Se surge uma heresia na igreja é bom que surja o conflito para que o mal seja eliminado, esteja ele do lado que estiver.

3 - Causa carnal - A condução da vida e do comportamento de acordo com a natureza pecaminosa, a qual está diretamente ligada aos desejos físicos e egoístas। Observe que o conflito de causa pessoal ou doutrinária pode ser também carnal, bastando que um dos envolvidos esteja dominado pela carnalidade.

4 - Causa diabólica - Muitos conflitos são, certamente, idealizados por Satanás। Ele é o maior semeador de contendas entre os irmãos, mas o que ele faz na maioria das vezes é "aproveitar a nossa lenha para fazer sua fogueira". Então, os conflitos pessoais, que podem ter até uma causa natural, ou os conflitos carnais e doutrinários, podem acabar se tornando instrumento nas mãos do inimigo. O seu maior desejo é ver o povo de Deus lutando consigo mesmo, quando deveríamos, juntos, lutar contra as forças das trevas.

O conflito precisa ser administrado, controlado, a fim de que não se desenvolva numa seqüência como esta: discordância, discussão, contenda, divisão। A discordância é normal. Somos pessoas diferentes e muitas vezes teremos pontos de vista distintos e preferências divergentes. A discordância pode fazer com que cada um parta num sentido diferente. Mas a bíblia diz que "ao servo do Senhor não convém contender, mas ser manso para com todos” (II Tm.2.24).

Dê a Deus a oportunidade de resolver o problema. Ore ao Senhor antes de agir ou falar.

Faça uma reflexão no texto que está no livro de Provérbios 6।16-19:

Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina: olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente; coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos।

Em Cristo,
Anderson Vieira

2 comentários:

Unknown disse...

Sábias palavras,a explicação sobre contendas,no corpo de Cristo Jesus.Magnífico A Sabedoria Divina,Nos Que Somos de Cristo,temos quer ter cuidado de falar,e o que falar na hora certa,Sobre Contendas com o próximo. Amém

Unknown disse...

Sábias palavras,a explicação sobre contendas,no corpo de Cristo Jesus.Magnífico A Sabedoria Divina,Nos Que Somos de Cristo,temos quer ter cuidado de falar,e o que falar na hora certa,Sobre Contendas com o próximo. Amém