quarta-feira, 23 de maio de 2007

Dons Espirituais

“A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso”. I Co 12:7

A paz de Cristo. A Bíblia Sagrada é uma fonte inesgotável de riqueza e sabedoria. Nela encontramos a orientação dada pelo nosso Criador. A palavra nos diz que toda a Escritura é inspirada por Deus II Tm 3:16. Ler a palavra de Deus, meditar dia e noite, e esclarecer dúvidas com a intervenção do Espírito Santo é fundamental para uma vida focada em Cristo. A interpretação de textos bíblicos fora de seus contextos teológicos e até mesmo a falta de leitura da Bíblia tem levado muitos cristãos a uma vida seca e vazia. O apóstolo Paulo em sua primeira epístola aos crentes de coríntios no capítulo 12 coloca em pauta a questão: dons espirituais. Creio que a abordagem deste assunto será de grande valia para todos nós. Paulo diz o seguinte no verso 7 “a manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso”. Gostaria de dividir essa frase em duas partes para facilitar a explicação.

1ª - “A manifestação do Espírito é concedida”
Essa frase aborda tanto a manifestação em nós mesmos, quanto em determinada situação. Amados, Deus do alto da sua supremacia é quem “concede” a operação, a manifestação do seu Santo Espírito. Ele intervém, opera, distribui poder conforme quer, afinal, Ele é Deus. Não há uma fórmula mágica; não existe um ritual a ser seguido para que Ele conceda seu Espírito; mas quando O buscamos em espírito e verdade; quando abrimos o nosso coração; quando abrimos as nossas bocas para clamar e nos humilhamos em Sua presença desprezando as circunstâncias como Paulo e Silas fizeram após serem açoitados, o clamor e o louvor chegam ao trono de Deus como incenso suave, aí então, Ele concede o seu Espírito e correntes são quebradas, prisões são abertas, estruturas são abaladas e o tremor revela a operação de Deus (At 16). Um louvor espontâneo e adoração sincera são capazes de ultrapassar os altos céus. Se entregue ao Senhor como uma criança e então provará do seu abraço que conforta e aquece. De dia as nuvens te protegerão do calor e à noite colunas de fogo lhe protegerão do frio. A ti será concedida a manifestação do Espírito.

2ª - “a cada um visando a um fim proveitoso”
Deus não concederá dons espirituais para que os usemos em razões egoístas. Diferentes dons são requeridos em cada comunidade cristã, mas tudo indica que temos hoje escassez de profetas, limitações no poder de cura, barreiras nas operações de milagres, dons de línguas e outros. Deus continua o mesmo, mas nós estamos mais preocupados com a exaltação própria. Paulo foi claro, o don que recebemos é para fins proveitosos, é para a obra santa e não para se gloriar. As pessoas vêem uma pessoa falando em línguas estranhas e dizem que também querem, mas não por buscarem edificação, mas porque isso hoje na igreja dá crédito. Olha! Aquele irmão fala em línguas. Ô meu irmão, o pastor fulano cura, o pastor beltrano opera milagres, o ciclano profetiza. Quem faz tudo isso é Deus, esses homens são apenas instrumentos. E aí eu pergunto, onde está a devida honra e glória ao Senhor dos Exércitos? Muitos estão conscientemente usurpando a glória de Deus e perante o trono branco serão cobrados. Nós não somos nada em nós mesmos, nada mesmo. O próprio Jesus disse em João 15 “Sem mim, nada podeis fazer”. Todos pecamos e carecemos da misericórdia e da graça de Deus. É muito triste ver ministros do Evangelho se vangloriando na tv, nas igrejas, fazendo do culto um show, onde o pregador e não mais Jesus é o astro principal.
Busquemos sim os dons espirituais, peçamos sim, mas tudo para a honra e glória de Deus. Como Paulo disse: Ele distribui os dons como lhe apraz, a cada um, individualmente.

Jl 2:28-29
E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

Em Cristo,
Anderson Vieira

Um comentário:

Unknown disse...

A paz do Senhor irmao Obrigado pela explicaçao

QUE Deus continue te abençoando Sempre
!!