quarta-feira, 23 de maio de 2007

“A FARINHA DA TUA PANELA NÃO SE ACABARÁ,

“A FARINHA DA TUA PANELA NÃO SE ACABARÁ,
E O AZEITE DA TUA BOTIJA NÃO FALTARÁ”.

Graça e paz vos sejam multiplicadas. Em 1Reis, no capítulo 17, a partir do verso 10, o profeta Elias se depara com a viúva de Sarepta e dá início a um diálogo que mudaria a história daquela pobre mulher para sempre.

Sem esperanças, com pouco alimento, e fraca espiritualmente, aquela viúva aguardava convicta aquilo que em seu entendimento considerava inevitável: a própria morte e do filho.

1 Rs 17: 12 “Porém ela disse: Vive o SENHOR, teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos.” A viúva carecia de alimento, não só para suprir as necessidades do seu organismo e do filho, mas, também de alimento espiritual. Vejamos o que as Sagradas Escrituras nos revelam sobre o significado espiritual da farinha e do azeite:

Flor de Farinha. É uma figura clara do Senhor Jesus. Ele mesmo disse: “… se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só: mas se morrer, dá muito fruto” (Jo 12:24). Outra vez Ele disse: “Eu sou o pão da vida”. (Jo 6:35)

Azeite. O azeite é uma figura do Espírito Santo. Zacarias viu um castiçal de ouro, cuja luz dependia do azeite, e o anjo explicou: “Não por força nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” (Zc 4:1-6).

Assim como Abraão, esta mulher teve uma “prova de fé” imposta por Deus, revelada pelas bocas do profeta Elias. A sua fé colocada em ação determinaria todos os demais fatores da situação em que vivia. 1Rs 17:13 “E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho”. A fé e obediência a palavra de Deus permitiu que o milagre começasse. A palavra diz que a viúva seguiu as instruções do profeta Elias, e mesmo sem conseguir enxergar esperança com olhos humanos, ela deu tudo o que tinha e teve sua história mudada. Essa mulher não era israelita, a região onde morava tinha a religião Cananéia como base e sem a intervenção divina em sua vida, sua morte era iminente. 1 Rs 17: 15-16 “E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou”. Oh Glória!

“E foi ela e fez conforme a palavra de Elias”
Amados, essa situação nos mostra a importância da obediência a Deus, nos revela as conseqüências obtidas quando se obedece a voz de Deus. Isso se aplica também na obediência ao pastor, a liderança e a tudo quanto Deus te revelar.

Infelizmente, milhares de anos após este episódio, podemos ver que está faltando farinha e azeite na vida de muitos crentes. Pessoas que na prova de fé que a vida lhes apresenta, acabam por esmorecer, desistem de lutar e de buscar a face de Deus. Algumas se encontram mortas espiritualmente e estão vivendo uma miséria física e espiritual. Já não ouvem a voz do Espírito Santo e não têm mais forças para orar e falar com Jesus, o nosso Redentor.

Quando você passa pela prova de fé, quando você coloca a sua fé em ação, e esquece das circunstâncias e abre os ouvidos para ouvir Deus falar, aí então acontece o milagre.”Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou”. Deus nunca se atrasa, Ele sempre intervém na hora certa para cuidar de nós.

Busque o Senhor com todas as suas forças, não esmoreça, anime-se, não deixe as circunstâncias te envolverem. Hoje, é o dia que Deus preparou para derramar azeite sobre a tua casa, família, ministério, trabalho e para encher de farinha suas panelas. As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de óleo... Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto... E comereis fartamente, e ficareis satisfeitos, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente. (Joel 2: 24-26)

Em Cristo,Anderson Vieira

8 comentários:

ABENÇOADO disse...

Graça e Paz Amado!!
Sou Grato a Deus por ter encontrado sua Palavra descrita com detalhes nesta postagem!
Encontrei atraves do Google,mas Deus me direcionou,Confesso que Mesmo seguindo a Palavra de Perto eu estava meio duvidoso com relação a algumas provas que estou passando,mas essa sua mensagem veio me levantar Deus continue a te dar essa Unção!!!

Anônimo disse...

Paz seja com todos!
Deus sabe como me sinto abençoado, após ler este texo Ele falou ao meu coração.
aleluia!

Anônimo disse...

Oh deus era isso que eu precisaria ouvir
glória a deus aleluia senhor.

Anônimo disse...

O grande segredo nesta hora e fazer primeiro para o profeta

Anônimo disse...

Nossa foi de Deus estava Orando para que Deus me mostrasse algo e ele me mostrou essa ministração ,Obrigada por nos ajudarem Sempre!!!!!!!!!!
Deus o abençoe Grandemente.

Unknown disse...

O grande segredo é fazer como a palavra do profeta: primeiro pra mim; depois para você; e para seu filho .A viuva não acrescentou e nem subtraiu simplismente fez como ouviu.Isto chama_se OBEDIÊNCIA
Onde Deus se agrada. Amem
M

hyago mtheus disse...

É bênção esta palavra. Deus falou comigo através desta palavra

Unknown disse...

Deus seja louvado,palavra linda e edificante,obedecer e melhor do que sacrificar. Obedecer é a base de tudo. Tudo na nossa vida é uma escolha,que possamos escolher sempre a melhor parte ,que é a palavra se Deus, nos edifica,nos fortalece,nos ensina em todo tempo,seja fel ,seja Mel, Deus é fiel.