quarta-feira, 23 de maio de 2007

ORKUT – BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO

A paz de Cristo. Quero nesse estudo, de forma clara e simples, abordar alguns pontos sobre esse novo fenômeno da Internet, o “Orkut”. Seu sistema eficaz permite o relacionamento entre pessoas do mundo inteiro, por meio de “comunidades”, e até mesmo, de páginas pessoais. Milhões de pessoas se interligam pela rede virtual. É possível encontrar pessoas que há tanto tempo não se tinha notícias; um amigo de infância; há comunidades para todos os gostos. Entre essas comunidades, temos milhares que representam igrejas; pastores; ministérios; e, inclusive, pessoas que de forma inacreditável se denominam: ex-crentes; ex-fanáticos, ex-isso e ex-aquilo. Mas eu gostaria de focar nos “orkuteiros” que possuem compromisso com Deus, orkuteiros que são verdadeiras cartas abertas e que estão ali para todo mundo ver e ler a seu respeito. É nesse contexto que eu quero revelar a você por meio da Palavra de Deus, quando que o Orkut se torna bênção ou maldição na vida do servo de Deus. O apóstolo Paulo escreveu em sua epístola aos Colossenses o seguinte: 3:17 “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

Vamos atentar ao que torna o Orkut do evangélico uma maldição.

1) Conteúdo:
Texto – A Bíblia declara que a boca fala aquilo que o coração está cheio, da mesma forma, nós escrevemos aquilo que a nossa mente está cheia. Não estou aqui para julgar ninguém, mas sim, para abrir os vossos olhos. Para poder escrever esse texto, entrei no orkut das pessoas que se denominam evangélicas, e ao ler os “scraps” – mensagens textuais inseridas pelos orkuteiros, fiquei estarrecido. Desde heresias a prostituição, tem de tudo. Como uma fonte de água doce jorra ao mesmo tempo água salgada. Jesus disse: Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós...(Jo 14:7). Entre o perfil das pessoas mundanas e o perfil do povo de Deus no Orkut, não há nenhuma diferença, pois ambos ouvem as mesmas músicas, curtem as mesmas coisas. Em Romanos 6 Paulo declara: Andemos nós em novidade de vida e em II Co 5:17 “Se alguém está em cristo nova criatura é, tudo se fez novo”. Como pode então o povo de Deus estar no Orkut e não fazer nenhuma diferença? Olha a mensagem de Paulo aos Filipenses: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.

Fotos – Como podemos dar exemplo como filhos de Deus, se no Orkut, nossas fotos revelam impureza, seios, pernas e nádegas à mostra para quem quiser ver. Imagino a tristeza no coração de Deus. Onde está a santidade do povo escolhido? Na cruz o sangue de Jesus escorreu por nós, fomos comprados por alto preço e não podemos nos conformar com os padrões deste mundo impostos a nós. Devemos fazer a diferença, a Palavra declara que os que seguem a Jesus de forma alguma serão confundidos. Se você tem fotos em seu álbum, nos padrões acima citados, delete meu irmão. Deixo ainda esse texto para reflexão: I Ts 4: 7 “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação”.

Quando o Orkut se torna uma bênção.
Para o seu Orkut se tornar uma bênção é muito simples। Basta você usá-lo como instrumento de Deus. Faça amizades e com acesso a tantas pessoas, pregue o evangelho, cumpra o “Ide”. Mande scraps com mensagens de caráter cristão, abençoando assim as pessoas. Em seu perfil, mostre às pessoas porque é maravilhoso ser crente. Declare o seu amor a Cristo. Mostre que o povo de Deus leva a sério o namoro, que, também somos alegres, mas que não precisamos de drogas, bebidas e outras coisas para se alegrar. Coloque fotos de ambientes familiares, amigáveis, coloque fotos de quem você ama. Participe de comunidades que edificam, que têm algo a oferecer de bom pra sua vida. E então seu Orkut fugirá dos padrões mundanos e entrará nos padrões celestiais. Se você pode fazer a diferença no Orkut, se pode fazer o bem a milhares de pessoas proclamando as boas-novas e não o faz, você está em desobediência.

Tg 4:17 “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”.
Espero verdadeiramente que esta palavra da parte de Deus entre em seu coração.

Deus prova nossa fidelidade nas nossas pequenas atitudes e se aprovados ele nos entrega e confia nas nossas mãos coisas maiores e melhores। Sê tu uma bênção!

Em Cristo,
Anderson Vieira

5 comentários:

Anônimo disse...

que bênção essa Palavra..falou ao meu coração, i vou cumprir o "Ide" com meus amigos orkuteiros!!!fique com Deus!!

Anônimo disse...

estou fazendo um debate com adolescentes .... obrigada pela palavra muito edificante ..@@

SABRINA disse...

verdadeiramente penso assim: FAZER A DIFERENÇA...ISSO E SER CRISTAO.

CARMEM DE OLIVEIRA disse...

É ISTO QUE ESTÁ PRECISANDO PESSOAS DISPONIVEIS P/ ESCREVER FALANDO DA PALAVRA DE DEUS.

Anônimo disse...

com o sr deus no controle de nossas vidas e os pensamentos em cristo jesus lendo livros que estejam pautadas na biblia sagrada e todos os dias uma pagina nao tera brechas para livros revistas ou fotos que tire o foco da salvacao em cristo gesus e isso e para a honrra e gloria do sr gesus amem voces concordam